terça-feira, 17 de março de 2009


QUEM SOU EU!!!
Pelo meu jeito de ser, assim expansiva já desperta uma certa curiosidade nos alunos em saber como sou como profissional. Muitas das vezes acham que sou como muitos colegas “embromechion”, mas em aula seguinte observam que procuro o melhor pra eles e pra mim também.
A cada ano desenvolvo minha maneira de ensinar, porque o novo tem que estar constantemente fazendo parte de nossas vidas, e percebo que a cada a dificuldades deles é maios, principalmente em relação a minha matéria. Por isso a necessidade de a cada ano me reciclar.
Hoje já levo com muita segurança os meus alunos ao laboratório de informática, porque estou sempre buscando ao novo pra eles, hoje trabalho somente com o Curso Técnico de Contabilidade, e isso facilitou muito minhas aulas, porque eles me ensinam também e a curiosidade deles pelo novo torna minhas em laboratório de informática mais rica, eles muitas das vezes já vêem com um material para ser usado em aula.
Eu me considero uma profissional enovadora, que acredita na educação, que ela pode mudar e muito o mundo em que vivemos.

6 comentários:

  1. Estamos em mais um curso!! Espero encontrá-la.
    Vc se descreveu perfeitamente. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica!

    Antes do nosso segundo encontro presencial, você deverá realizar as atividades 2, 3 e 4.
    Bom trabalho!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Registrando a Própria Reflexão
    As novas tecnologias têm um grande potencial para fazer grandes mudanças na educação. As novas tecnologias oferecem não só ao próprio professor uma mudança em sua maneira de ensinar como também o torna um ser muito mais instruído para o mundo em que vivemos.
    As novas tecnologias na aprendizagem, no ensino oferecem um mundo novo, de descobertas, criações e expressões.
    As novas tecnologias obrigam de uma maneira meio que sutil as mudanças na vida do professor, o professor mão pode mais hoje ser aquele professor de cuspe e giz. As mudanças, as novidades, a tecnologia bate em nossa porta fazendo com que assim evoluamos também, se não for pro bem de sua carreira, será mais tarde pro bem de seus próprios filhos, que com certeza estarão nessa nova onda de super tecnologias.
    E o professor que não se atualiza fica sendo aquele professor passado, onde os alunos nem sequer se interessam pelas suas aulas, não sentem satisfação em estar com, ele, não permitem uma aproximação a ele, dificultando assim seu trabalho.
    As novas tecnologias são excelentes pra lidar com essa nova leva de estudantes que te ensina e que você também aprende com eles, sou obrigada a me reciclar sempre há todos os instantes, procurarem novidades para expor para expor pra eles, porque eles são os futuros de um mundo altamente tecnológico.

    ResponderExcluir
  4. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
    “A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001).

    Ainda: A cabeça não tem que ser cheia, ela tem que ser bem feita. (Montaire-Século XVI)


    Vejamos lá já no século XVI já se via uma nova tendendência de educação, hoje temos que por obrigação como novos meios de comunicação fazer com que a cabeça de nosso aluno seja bem feita, o espaço do conhecimento esta se multiplicando e a escola tem que ser um pouco mais articuladora e não ficar a cada ano repetindo aquela mesma cartilha de sempre.
    O volume de informação tornou-se imenso e temos que selecionar as informações a serem passada aos alunos, pois, ele hoje tem acesso direto ou até mesmo indireto a essa bagagem imensa de informações, a escola tem que aprender a ter muito mais ter acesso à informação, a, metodologia. Os alunos vão para a escola cheios de livros, pesados, onde o professor se limita somente a aqueles conhecimentos contidos ali, nos livros e não incentivam os alunos a uma pesquisa, a uma nova descoberta e abrindo um parênteses (quando os mesmos aparecem com pesquisas feitas por eles mesmo dizem que não pediu para pesquisar aquilo). A escola deveria ensinar a como organizar o que se aprende, incentivar a pesquisas do que se aprende.
    A educação hoje ta muito mais introvitório ao mundo em que os alunos vão se inserir e uma falicitadora de reincessão dos alunos, pois hoje há um processo de interesse de educação com a vida que o aluno vai levando estuda x trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir